Pode-se dizer que são técnicas e recursos usados em sala de aula que tornam o aluno ativo em sua aprendizagem.
Através desses meios, cria-se um ambiente capaz de tornar o aluno motivado para o aprender.
Segundo Moran (2013), vivemos um momento diferenciado do ponto de vista do ensinar e aprender. Aprendemos de várias formas, em redes, sozinhos, por intercâmbios, em grupos, etc. Para ele, essa liberdade de tempo e de espaço em processos de aprendizagem configura um novo cenário educacional onde várias situações de aprendizagem são possíveis com a ajuda das Metodologias Ativas.
Muito se falou sobre a forma como o aluno aprende em situações criadas em sala de aula e, de acordo com Willian Glasser, é assim que acontece:
Com base nessas informações, Villarini apresenta algumas características da aprendizagem ativa, uma forma benéfica de tornar o aluno partícipe de sua própria aprendizagem e não um mero espectador:
Seguem algumas sugestões de atividades que evolvam as metodologias ativas na sala de aula:
Juri Simulado:
Os alunos se organizam divididos em dois grupos na sala de aula, em que um representa a acusação (com ideias contrárias ao tema) e outra representa a defesa (apresentam as ideias a favor).
Ao final, os convidados para o debate, atuam como jurados votando a favor ou contra, de acordo com os argumentos apresentados.
Painel (pode ser usado com ou sem tecnologia):
O professor apresenta sua aula e os alunos vão escrevendo no painel as principais ideias, conceitos e argumentos apresentados pelo professor, em um painel (pode ser no quadro ou cartaz fixado na sala).
Usando as tecnologias: Indicamos o padlet (um painel eletrônico de criação e colaboração) disponível em aplicativo pelo celular ou pelo site: https://pt-br.padlet.com/
Estudo de Caso:
São apresentadas aos alunos situações envolvendo o tema em debate e os alunos se organizam para debatê-lo e criar estratégias de intervenção.
Quiz:
Após a apresentação de um conteúdo, o professor organiza questões e as apresenta aos alunos, que portarão plaquinhas de "V"e "F".
A cada pergunta, o aluno levanta a placa com a resposta que julga ser a correta. (Pode ser feito individualmente, em dupla ou grupo, possibilitando a discussão entre os alunos)
Existem muitas outras possibilidades que podem tornar sua aula mais divertida e participativa.
Para saber mais entre em contato pelo e-mail juliana.iennaco@unis.edu.br ou deixe seu comentário.
1 comentários:
Muito bom Juliana! Simples, direto e didático!
Postar um comentário