GIRLSPT.COM - Cursores Animados

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Reescrita de livros em Quadrinhos

Tornar os alunos autores de suas próprias histórias e ajudá-los a desenvolver habilidades de escrita, leitura e competências para bem realizar essas atividades tem sido uma busca incessante no meu dia a dia.
Criar quadrinhos é uma ativiade que envolve essas competências e habilidades e ao mesmo tempo diverte e encanta os alunos.
Pensando nisso, convidei os alunos do 6° ano da ETFG para criar uma história em quadrinhos de um livro que tenham lido e tenham gostado.
A atvidade foi realizada e os alunos se divertiram ao cumprir a tarefa.
Confira abaixo a HQ criada pela aluna Lara Guimarães Machado:

Para criar histórias em quadrinhos você também, acesse o site www.hagaque.cjb.net e faça o download.


Até a próxima!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E-book: livros digitais - parcerias que dão certo

Trabalhar com parcerias na escola sempre foi algo que me encantou e que tenho procurado exercer nos lugares por onde passo.
Primeiro porque é muito bom esse entrecruzar de disciplinas e depois, porque é divertido passear pela interdisciplinaridade que existe entre os conteúdos.
Estive trabalhando com meus alunos da ETFG/SEBRAE e do Colégio de Aplicação com a criação de e-books.
E-books são livros digitais que ficam disponíveis para leitura online.

Para criar um e-book você pode criar um arquivo executável(.exe) ou simplesmente criar um arquivo no Word e convertê-lo para PDF.

No Colégio de Aplicação a parceria se deu com a disciplina de Educação Física.

A professora Cristiane pediu aos alunos para pesquisarem diferentes esportes e suas regras.

Resolvemos, então, criar e-books e deixá-los disponíveis no site da FIC: http://www.fafic.com.br/
A atividade foi bem interessante e promoveu a troca de conhecimentos, a habilidade na pesquisa, competências para ler e escrever, desenvolveu a criatividade dos alunos e habilidades no uso das ferramentas do Word.

Os alunos se divertiram muito e eu também, claro!



E-book do aluno Leandro Posztbiegel do Colégio de Aplicação das FIC sobre Esgrima


Com os alunos da ETFG/SEBRAE, realizamos a criação de e-books a partir de um trabalho sobre os Perigos da Internet.

Os alunos criaram inicialmente apresentação de slides para mostrarem aos colegas o que tinham pesquisado sobre o assunto.

Os slides mostrarem diferentes facetas da internet, também os perigos e cuidados que devemos ter ao acessarmos a rede.

Logo em seguida, transformamos as apresentações de slides em e-books.

A atividade desenvolveu a habilidade de escrita, leitura, o senso crítico, a criatividade e a interatividade com os colegas.


E-book do aluno Márcio José Ferreira Júnior da ETFG sobre Fackers

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O uso do Celular na Educação

Celular na Educação: atividades envolvendo o uso do celular e de tecnologias como o computador, Internet e softwares para ampliação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo realizadas com os alunos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases.

Justificativa:
O uso do celular vem sendo proibido na maioria das instituições de ensino causando muitas vezes, debates acalorados entre professores, diretoria e alunos.

Queremos mostrar através deste projeto que o celular pode e deve ser um aliado na hora de despertar o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda mostrar que sua integração, somadas ao uso das tecnologias disponíveis, às disciplinas pode promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos, a oralidade e a escrita, valorizando a pedagogia da autoria.

Acreditamos que o diálogo seja a melhor maneira de descobrir e decidir quando, como e porque usar o celular na escola, ao invés da mera proibição.
Partindo destas discussões é que foi realizada a escolha do tema junto com os alunos aumentando, assim, o seu significado.

Aplicação:
Iniciamos as discussões com os alunos sobre o uso do celular na escola. O assunto foi debatido na sala dos professores e aprofundado na sala de aula com os alunos. Conversamos sobre como e quando acreditavam que o aparelho poderia ser usado na escola.
Alguns opinaram que o celular deveria ser liberado para uso quando os pais e os filhos precisassem se comunicar. Então, questionamos se eles achavam que também poderia ser usado para estudar algum conteúdo com a finalidade de se obter bons resultados na aprendizagem e como isso aconteceria.

A partir daí, começamos a elaborar com eles atividades envolvendo o uso do celular e do computador na educação.

As atividades envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II para o uso do celular na construção de mensagens de texto coletivo; gravação de poesias; gravação de entrevistas; coleta de imagens de pontos históricos e turísticos.

As atividades foram assim distribuídas:
6º ano I
– Entrevistas realizadas através do celular com pessoas da comunidade sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com a preservação do meio ambiente.
6º ano A – Construir uma história sobre o tema Meio Ambiente – A partir de um aluno e de uma palavra, os demais alunos constroem uma historia enviando mensagens através do celular aos colegas. Cada um deverá acrescentar apenas uma palavra ao texto e enviar ao próximo da lista.
7º ano – Poesia e celular – gravar uma poesia ou poema no celular e enviar para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br.
8º ano – fotografias de pontos turísticos – fotografar os pontos turísticos de Cataguases, elaborar sua descrição e montar apresentação de Power Point.
9º ano – fotografias de obras artísticas: arquitetura, escultura, paisagismo e pintura – Djanira, Portinari, Hotel Cataguases, Colégio Cataguases – elaborar sua descrição e criar um Fotolg.
As atividades foram publicadas e podem ser acessadas no Site da FIC: http://www.fafic.com.br/

Resultados:

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto permitiu, além da conscientização da importância de melhor uso do celular, também o incentivo à aprendizagem nos conteúdos do núcleo comum, a prática da escrita através do uso do celular, a habilidade no ato de fotografar, detectar e coletar imagens dos pontos turísticos e históricos de Cataguases.
As competências e habilidades adquiridas, aliadas ao uso de tecnologias como computador, editores de texto, Wikis, apresentação de slides e elaboração de projeto da autoria, envolveu áreas de conhecimento como: Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Muitos alunos produziram suas próprias poesias, caracterizando o projeto com o uso da Pedagogia da Autoria e o ensino centrado no aluno.

Com as habilidades alcançadas através da atividade averiguamos que os alunos ampliaram sua nova visão acerca do uso do celular e conheceram uma forma lúdica e divertida de aprender os conteúdos e desenvolver as competências almejadas pela escola.