GIRLSPT.COM - Cursores Animados

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E-book: livros digitais - parcerias que dão certo

Trabalhar com parcerias na escola sempre foi algo que me encantou e que tenho procurado exercer nos lugares por onde passo.
Primeiro porque é muito bom esse entrecruzar de disciplinas e depois, porque é divertido passear pela interdisciplinaridade que existe entre os conteúdos.
Estive trabalhando com meus alunos da ETFG/SEBRAE e do Colégio de Aplicação com a criação de e-books.
E-books são livros digitais que ficam disponíveis para leitura online.

Para criar um e-book você pode criar um arquivo executável(.exe) ou simplesmente criar um arquivo no Word e convertê-lo para PDF.

No Colégio de Aplicação a parceria se deu com a disciplina de Educação Física.

A professora Cristiane pediu aos alunos para pesquisarem diferentes esportes e suas regras.

Resolvemos, então, criar e-books e deixá-los disponíveis no site da FIC: http://www.fafic.com.br/
A atividade foi bem interessante e promoveu a troca de conhecimentos, a habilidade na pesquisa, competências para ler e escrever, desenvolveu a criatividade dos alunos e habilidades no uso das ferramentas do Word.

Os alunos se divertiram muito e eu também, claro!



E-book do aluno Leandro Posztbiegel do Colégio de Aplicação das FIC sobre Esgrima


Com os alunos da ETFG/SEBRAE, realizamos a criação de e-books a partir de um trabalho sobre os Perigos da Internet.

Os alunos criaram inicialmente apresentação de slides para mostrarem aos colegas o que tinham pesquisado sobre o assunto.

Os slides mostrarem diferentes facetas da internet, também os perigos e cuidados que devemos ter ao acessarmos a rede.

Logo em seguida, transformamos as apresentações de slides em e-books.

A atividade desenvolveu a habilidade de escrita, leitura, o senso crítico, a criatividade e a interatividade com os colegas.


E-book do aluno Márcio José Ferreira Júnior da ETFG sobre Fackers

2 comentários:

Murilo Alvarenga disse...

Também trabalhamos com tecnologias de detecção de emoções e telas multitoque no PACI Potencialização da Aprendizagem Contextualizada Interativa. Nossa equipe é voltada ao trabalho de minimização do ANALFABETISMO FUNCIONAL. Conheçam nosso trabalho.
http://sites.google.com/site/analfabetismofuncional/

eloisa menezes pereira disse...

A Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, de Porto alegre, entregou seu projeto de e-book à Editora Plus. Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula. Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos, de 11 a 13 anos, e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos. Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. O envolvimento dos estudantes durante todo o projeto foi animado e o resultado deixou a educadora empolgada. Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa. O colégio está localizado numa área carente, cuja comunidade tem pouca autoestima. O desenho ajudou. A professora ficou animada e disse que pedirá à direção da escola que autorize o uso de celulares para que os estudantes possam ver a obra. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras disciplinas. "É só ter boa vontade. Compete à direção estimular", diz a educadora.

A tecnologia está sutilmente entrando nas escolas.É um dispositivo interessante e curioso para os estudantes,pois não conhecem o uso da internet como recurso de aprendizagem.O projeto teve o apoio da rede VIVO e a editora PLUS.

Postar um comentário