GIRLSPT.COM - Cursores Animados

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Reescrita de livros em Quadrinhos

Tornar os alunos autores de suas próprias histórias e ajudá-los a desenvolver habilidades de escrita, leitura e competências para bem realizar essas atividades tem sido uma busca incessante no meu dia a dia.
Criar quadrinhos é uma ativiade que envolve essas competências e habilidades e ao mesmo tempo diverte e encanta os alunos.
Pensando nisso, convidei os alunos do 6° ano da ETFG para criar uma história em quadrinhos de um livro que tenham lido e tenham gostado.
A atvidade foi realizada e os alunos se divertiram ao cumprir a tarefa.
Confira abaixo a HQ criada pela aluna Lara Guimarães Machado:

Para criar histórias em quadrinhos você também, acesse o site www.hagaque.cjb.net e faça o download.


Até a próxima!

1 comentários:

eloisa menezes pereira disse...

A Tecnologia Na Aprendizagem
A Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, de Porto alegre,  entregou seu projeto de e-book à Editora Plus. Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula. Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos, de 11 a 13 anos, e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos. Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras disciplinas. "É só ter boa vontade. Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula. Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos, de 11 a 13 anos, e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos. Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. O envolvimento dos estudantes durante todo o projeto foi animado e o resultado deixou a educadora empolgada. Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa. O colégio está localizado numa área carente, cuja comunidade tem pouca autoestima. O desenho ajudou. A professora ficou animada e disse que pedirá à direção da escola que autorize o uso de celulares para que os estudantes possam ver a obra. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras disciplinas.
A tecnologia está sutilmente entrando nas escolas.É um dispositivo interessante e curioso para os estudantes,pois não conhecem o uso da internet como recurso de aprendizagem.O projeto teve o apoio da rede VIVO e a editora PLUS.

Postar um comentário