GIRLSPT.COM - Cursores Animados

terça-feira, 14 de julho de 2009

I Colóquio em EAD - Cultura e Produção de Subjetividade




Nos dias 5, 6 e 7 de junho foi realizado em São João Del Rey o I Colóquio EAD, Cultura e Produção de Subjetividade.
Deixo aqui um breve resumo da atividades que muito enriqueceram meu conhecimento acerca de Tecnologias na Educação e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Sexta-feira 18 horas - Palestra com Suely Belinha Rolnik - PUC/São Paulo

A professora Suley Rolnik falou sobre a Política do fluído híbrido e flexível.

Citou rituais de antropofagia como exemplo de situações que em que entalha-se o outro na própria carne, mostrando a capacidade de influenciarmos uns aos outros, o que ocorre nos processos de EAD.

Sábado 8:30 horas - Palestra com Vani Moreira Kenski USP/São Paulo

A pesquisadora e professora Vani Kenski falou sobre Relações entre Tecnologia e Educação: Cultura e EAD

Sua fala reportou-nos a uma nova realidade educacional através de redes e comunidades virtuais de aprendizagem, abordando a inteligência coletiva adquirida através da ação e participação de professores e alunos em diferenciados espaços de aprendizagem.

Vani apontou as TICs como viabilizadoras de uma nova realidade educacional, mas enfatizou os cuidados necessários com a velocidade das interações e participação, o uso do meio textual como forma de expressão, o respeito entre os participantes, o cuidado no acolhimento e com as emoções e envolvimento com a velocidade das respostas.

Sábado 14:30 horas –Oficinas:

1-Educação: desafios no mundo tecnológico (CEAD/UNIFAL-MG)

2- Do “corpo próprio” ao virtual: diálogo entre Merleau-Ponty e Michel Serres e suas implicações para a EAD (DECED/UFSJ)

3- Estratégias Pedagógicas em EAD (NEAD/UFJF)

4- Pesquisa em EAD (NEAD/UFSJ)

5- Acess GRid: ciber-infra-estrutura para pesquisa (NEAD/UFJF)

6-Gerenciamento da produção de objetos de aprendizagem (CEAD/UNIFAL-MG)

* Confesso que nesta hora pretendi despedaçar-me em várias, pois as oficinas pareciam todas muito boas. Acabei me inscrevendo e “desinscrevendo” em várias e optei, por fim pela oficina 2, do que não me arrependo em absoluto, pois foi extremamente reflexiva, fazendo com que todos os participantes saíssem dali em estado de graça . Vou contar um pouco sobre ela, logo abaixo.

Oficina com o professor Wanderlei C. Oliveira (UFSJ): Do “corpo próprio” ao virtual: diálogo entre Merleau-Ponty e Michael Serres e suas implicações para a EAD (DECED/UFSJ)

O professor Wanderlei falou sobre o histórico de Merleau-Ponty apontando suas principais contribuições acerca da fenomenologia da percepção, temas do cotidiano, visão dicotômica do homem, (corpo e alma) mostrando o corpo como mediador da consciência com a realidade.

Acerca dos apontamentos filosóficos de Michel Serres o professor chamou a atenção para seu estudo sobre o trabalho humano divido em três tempos, três personagens e três estados, mostrando a relação entre as sociedades agrícola, industrial e informacional; os personagens Hércules, Prometeu e os anjos e os estados sólido, líquido e gasoso.

Ainda falando sobre Serres mencionou uma passagem de seu livro “A lenda dos Anjos” em que o autor cita a cidade real e virtual (vila nova) como sendo a primeira de deslocamento para acesso a ao saber e a segunda como a que permite a voz viajando na velocidade da luz com acesso pelo mundo inteiro, ou seja, o saber vindo a cada um de nós pela rede.

Sábado 19:30 h – Palestra com Raquel Prates (UFMG/Belo Horizonte)

A apresentação da pesquisadora versou sobre Subjetividade na produção de Tecnologia.
Em sua fala, Raquel falou sobre a importância do papel do projetista na plataforma moodle trabalhando em conjunto com o professor na solução de problemas, sobre a singularidade entre as plataformas, o que facilita este trabalho.

Através de exposição em data-show, expôs um breve resumo sobre o pensamento e a subjetividade do aluno nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Domingo 8:30 h – Palestra com Maria Lúcia Santaella Braga (PUC/SãoPaulo)

A pesquisadora professora Maria Lúcia Santaella proferiu palestra sobre EAD, Mídias e Tecnologias: Implicações na Corporeidade.

Apontou a fala como primeiro artifício tecnológico usado pelo homem, traçando em seguida, sua relação com a aprendizagem em ambientes virtuais e a educação on-line, denominações que prefere utilizar no lugar de “EAD”. Justifica esta preferência pelo fato de que a educação não se dá à distância de quem a alcança. Pode acontecer distante do professor, próximo e através da mídia, mas não distante do aluno.

Mencionou em sua fala que quanto mais a tecnologia se torna pequena do ponto de vista de aparelhos cada vez menores, mais se integra ao corpo do homem.

Finalizou sua apresentação ponderando que o professor não promove a aprendizagem. Ele apenas favorece, media, proporciona condições para que ela aconteça.

Aconteceram, ainda, após as palestras, apresentações de Painéis sobre Experiências em Rede com UNIREDE RGS; Fundação CECIERJ/Consórcio CECERJ – RJ; NEAD/UFJF (Professor Takakura); Universidade Corporativa do BB; EAD/ENSP/Fiocruz; CEAD/Unifal-MG e NEAD/UFSJ.

0 comentários:

Postar um comentário