Transcrevo aqui para o blog, nesta semana, uma experiência vivenciada com minhas alunas das Faculdades Integradas de Cataguases, do Curso de Graduação em Pedagogia.
No dia 15 de maio de 2009, realizamos um júri simulado sobre o uso das tecnologias na educação com a finalidade de discutir quais as vantagens, desvantages e cuidados necessários durante sua utilização.
Metodologia:
Dividimos a turma em dois grandes grupos para que um realizassem a pesquisa das vantagens do uso das tecnologias e o outro, as desvantagens e restrições que devem ser feitas a esta utilização. Vários autores foram pesquisados, entre eles, Levy, Moran,Valente e Setzer.
A pesquisa foi realizada em livros, revistas e sites da internet.
Na aula seguinte, alguns membros do grupo o representaram expondo o que tinham pesquisado.
Foram convidados professores e alunos de outras turmas para atuarem como juiz e jurados.
Objetivos:
Através desta atividade, pretendemos desenvolver habilidades para pesquisar na internet; Formar conceitos acerca do uso das tecnologias na educação; Organizar de forma sistematizada os conhecimentos adquiridos sobre o uso das tecnologias e Conhecer os principais autores envolvidos na defesa do uso do computador e e seus argumentos.
Resultados e Discussão:
Após o debate e as réplicas, o júri votou a favor do uso das tecnologias.
Ao final, as alunas fizeram uma análise da atividade e chegaram a conclusão que o júri simulado foi uma maneira mais divertida e participativa de estudarem o tema e chegarem as suas próprias conclusões sobre o assunto.
0 comentários:
Postar um comentário