Oi pessoal! Cá estou novamente e desta vez para falar um pouco sobre os temas debatidos nos Fóruns da Disciplina Computadores em Sala de Aula, do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental, da UFJF, que versaram quase sempre sobre o seu uso como recurso didático para promoção da aprendizagem em nosso ambiente escolar.
No primeiro Fórum discutimos: “Que meios tecnológicos são os mais importantes para o professor na escola? E para os alunos? Por quê?”
Acredito que não existem meios tecnológicos mais ou menos importantes para o professor ou os alunos na escola.
O importante é a maneira como eles estão sendo utilizados, não para repetir velhor padrões de ensino, mas para propiciar a construção do conhecimento dos alunos.
Precisamos estar atentos à intenção por de trás da ferramenta bem como ao processo e aos resultados alcançados.
Como exemplo, cito algumas experiências com meus alunos do Ensino Fundamental, em que ao usar os aplicativos Paint, Word, Excell, Power Point, etc, sempre os utilizo como ferramentas educativas em que trabalhamos algum conteúdo, confeccionando apresentações sobre o combate à Dengue, panfletos sobre aquecimento global, planilhas que resolvam os problemas que o professor propôs na sala de aula, apresentações e desenhos sobre os livros lidos, etc.
Várias escolas estão equipando-se de toda a tecnologia, no entanto, não a utilizam como ferramenta de aprendizagem significativa, esperam apenas intitular-se de escola modelo, investindo no que há de mais moderno.
Nosso Segundo Fórum foi campo para uma discussão bastante proveitosa sobre a utilização dos jogos nas práticas educacionais.
Gostei do assunto, pois sempre utilizo jogos educativos e simuladores em minhas aulas. Mas para me valer desse recurso, primeiramente, procuro verificar se a fonte é confiável.
Pelo que tenho estudado a respeito, a vantagem dos simuladores é poder simular situações perigosas sem oferecer risco aos alunos, como por exemplo, a simulação de processos químicos e físicos, treinamento para pilotos com simuladores de vôo e até cirurgias.
Mas as principais vantagens, a meu ver, do uso de softwares simuladores consistem na economia de tempo e dinheiro, pois não é preciso ter laboratórios, equipamentos, reagentes, técnicos etc., e não é preciso contratar ou treinar pessoal específico para a operação desses laboratórios. Também se dispensam o tempo de preparação dos reagentes, a checagem e manutenção de equipamentos e evitam-se os possíveis erros de montagem e operação dos equipamentos, dimuindo os riscos.
Quanto aos softwares educativos, desde que eles não substituam a atuação do aluno no que diz respeito à pesquisa e construção de saberes, podem ser muito interessantes, pois por experiencia própria, posso afirmar que eles motivam os alunos, por serem muito mais semelhantes aos seus hábitos de vida (internet, msn, orkut) do que o livro didático.
* Deixo aqui uma dica valiosa: O site do MEC fornece vários educativos através do endereço: http://www.rived.mec.gov.br/.
Vale a pena conferir!
Em nosso terceiro Fórum, discutimos a Relação entre tecnologias convencionais e digitais.
Quero ilustrar esse tópico com uma atividade que realizei com meus alunos que envolve o uso de fotografias digitais. Acho que ilustra bem a discussão proposta!Primeiramente, os alunos pesquisaram o que é fotonovela, a época em que foram criadas, os locais em que foram difundidas, etc.
Depois lemos algumas disponíveis na web e a proposta foi que divididos em grupos, criassem fotonovelas educativas.
Cada grupo criou um texto, com temas que variaram entre violência, aquecimento global, poluição, etc.Logo após, fizeram as fotos de acordo com a história que escreveram. Fizemos o "upload" das fotos, através do programa hagáquê - http://www.hagaque.cjb.net/e eles criaram as legendas.
Foi muito interessante e eles adoraram a oficina.
Acho que quando a proposta de trabalho do professor tem em sua essência o objetivo de uma aprendizagem que seja significativa, a tecnologia digital ou qualquer outro recurso, ampliam as possibilidades de se alcançar o que realmente se almejou ao planejar a atividade.As vantagens que as tecnologias oferecem sobre outros recursos, a meu ver, são tanto o processo de construção do saber quanto a motivação presentes nos alunos ao realizarem tarefas utilizando as tecnologias.
Já no Fórum Quatro, o Uso de Áudio e Rádio para fins Educacionais foi o cerne da discussão.
Como estou desenvolvendo um projeto com os alunos do 9º Ano do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases para criação de um programa piloto de rádio com duração de aproximadamente 20 minutos e, que em breve, poderá ser acessado pelo site http://www.fafic.com.br/, resolvi deixar minha singela contribuição.
Para criação do programa, está sendo usado o programa Audacity, que é um programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição de áudio digital.
Na programação, os alunos decidiram incluir resenha de esportes, música com comentário sobre o compositor, moda, notícias e informações de eventos do Colégio de Aplicação.
Durante as primeiras aulas manipulando o programa, os alunos estão ganhando habilidades para utilização de suas ferramentas e, ao mesmo tempo, selecionando as matérias que vão introduzir no programa.
Esta atividade tem por finalidade ou objetivo, desenvolver a capacidade de utilização do programa audacity e habilidades de oraganização de idéia e manuseio de informações.
Já podemos falar em resultados, pois ao propor a atividade e iniciar o trabalho com gravações de teste, o entusiasmo que toma conta dos alunos, o interesse e capacidade de organização das idéias já são visíveis.
Até a próxima, amigos!
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